Atualidades do IPB

Atualidades do IPB

- - 20/Mai/2018 18:11


Semana da Tecnologia e Gestão 2018

A edição 2018 da Semana da Tecnologia e Gestão (STG 18) tem o propósito de uma vez mais, honrando as edições anteriores, apresentar às comunidades académica e não académica um conjunto de propostas para a reflexão e a discussão de temas atuais relevantes para a região e para o país. Em particular, a STG 18 pretende destacar o papel da ESTiG e dos seus estudantes, professores e investigadores, na abordagem aos vários desafios societais emergentes.



The 2018 edition of the Technology and Management Week (STG 18) will honour its previous editions by presenting to the academic and non-academic communities a series of proposals towards a deep reflection and discussion of current themes and issues that are relevant to our geographical region and to Portugal in special, STG 18 aims to highlight the role of ESTiG and its students, teachers and researchers in the approach of the several emerging societal challenges.

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Concurso de Ideias STG 18

O Concurso de Ideias STG 2018 tem como âmbito a inovação e a criatividade de modo a promover um impacto positivo para uma região de baixa densidade populacional, mitigando os efeitos negativos da interioridade. Convidam-se todos os estudantes da ESTIG-IPB a refletir e a produzir projetos diferenciados em vertentes relacionadas com a temática da Interioridade. Poderão ser consideradas abordagens de natureza económica, financeira, criativa e tecnológica, atendendo, em particular, às temáticas de Energia e Ambiente, Engenharia, Gestão Industrial, Economia, Gestão, Marketing, Logística e Comunicação



The aim and scope of the STG 2018 Ideas Contest edition is to foster a positive impact for a low population density region and to mitigate the negative effects of interiority through Innovation and Creativity. We invite all ESTIG-IPB students to meditate and present differentiated projects within all areas concerning the theme of Interiority.The approaches of these projects can range from economic, financial, creative and technological fields, with a particular focus on the areas of Energy and Environment, Engineering, Industrial Management, Economics, Management, Marketing, Logistics and Communication.

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

I Jornadas do Mestrado em Contabilidade e Finanças – APNOR

No dia 2 de junho de 2018, vão realizar-se as I Jornadas do Mestrado em Contabilidade e Finanças. Pretende-se com este evento abordar temáticas relevantes e atuais para o curso e divulgar investigação e trabalhos efetuados pelos atuais e antigos alunos das três instituições APNOR que ministram esta formação: IPB, IPCA e IPVC.

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Dia Internacional dos Museus

Oficina experimental: realidade virtual | 18 de maio de 2018

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Bolsas de Colaboração com o Centro de Ciência Viva de Bragança

Encontra-se aberto, de 14 a 24 de maio de 2018, o concurso para a atribuição de Bolsas de Colaboração com o Centro de Ciência Viva de Bragança.

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

SEMINÁRIO PORTUGAL STEEL

SEMINÁRIO PORTUGAL STEEL, dia 29 de maio 2018, 14:30, sala 114 ESTIG, no Instituto Politécnico de Bragança.

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Ciclo de Seminários de Marketing

As sessões, desenvolvidas no âmbito da unidade curricular “Seminários de Marketing” do 3º ano da licenciatura em Marketing da EsACT-IPB, são orientadas em função das tendências atuais do mercado, abordando temáticas pré-definidas. Têm como objetivos fornecer uma visão transversal ao nível do contexto de marketing e dotar os participantes de conhecimentos e competências relacionados com os novos paradigmas, especificidades e tendências do marketing.

Destinatários: Alunos, docentes e público em geral.

Grande Auditório da EsACT
Das 14h00 às 16h00


8 de maio de 2018

Sessão: "Marketing - o lado B"
Orador: Marisa Ferreira
Formação: Doutora em Ciências Empresariais – especialização em Marketing e Estratégia, com a tese “Motivações e Gestão do Voluntariado no Setor Hospitalar em Portugal”, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTG-IPP) de várias unidades curriculares da área das Ciências Empresariais

Coordenadora do mestrado em Gestão das Organizações do 3º Setor (ESTG-IPP)

Autora de várias publicações científicas (indexações ISI e SCOPUS)

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Resultados do Concurso “Bolsa IPB 2018”

O “Bolsa IPB 2018” é um concurso, organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança e com o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro e da Fundação Caixa CA, que permite a simulação da negociação em bolsa, em tempo real e de uma forma virtual, na aplicação de Simulação Empre (http://simemp.ipb.pt).
O concurso/passatempo promovido tem como principal objetivo contribuir para o aumento da literacia financeira e dar a conhecer os riscos e vantagens de investir na Bolsa aos alunos do ensino Secundário e Profissional, tendo o IPB convidado os alunos do Norte do país destes níveis de ensino a participar. Aos alunos inscritos foi atribuído um plafond de 50.000€ virtuais e a possibilidade de comprarem e venderem ações das empresas cotadas no PSI 20, em Portugal, e em outros mercados internacionais de referência na EURONEXT. Foram considerados vencedores os três candidatos que obtiveram maior rendibilidade.

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

X Jornadas Transmontanas de Direito do Consumo: Consumidores Seniores

A EsACT-IPB e a Delegação de Trás-os-Montes da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (apDC) promovem na próxima quarta-feira, 09 de maio de 2018, no Grande Auditório da EsACT, as X JORNADAS TRANSMONTANAS DE DIREITO DO CONSUMO, este ano dedicadas à temática da proteção dos Consumidores Seniores.

Será uma oportunidade de debate entre a academia e a comunidade, sobre a defesa dos interesses dos cidadãos mais vulneráveis e a sua valorização na sociedade.

Programa:
10.30 – Receção dos participantes
11.00 – Sessão de abertura
11.30 – Tutela dos consumidores hipervulneráveis (Mário Frota, apDC/Direção Nacional)
12.30 – Almoço livre
14.30 – Burlas, vendas agressivas e conflitos de consumo (Sara Lopes Ferreira, Advogada e Árbitro de Conflitos de Consumo)
15.00 – Idosos em segurança  (Rui Alves de Carvalho, Comissário PSP)
15.30 – Pausa para café
16.00 – Envelhecimento Ativo (Pedro Beato, Universidade Sénior de Rotary de Mirandela)
16.30 – Perspetivas luso-brasileiras (Gleidcy Rocha, Kassia Gonçalves e Fernanda Schelp, Estudantes em Mobilidade Internacional)
17.00 – Conclusões e encerramento


Inscrições em http://www.ipb.pt/go/p576


Convidamos os colegas a participar e agradecemos a divulgação junto dos alunos.

Grande Auditório da EsACT
Dia 09 de maio de 2018
Das 10h30 às 17h00

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Regulamento Geral De Proteção De Dados: Novidades?

No próximo dia 2 de maio (quarta-feira), às 14h, no Grande Auditório da ESACT, realiza-se o Seminário "Regulamento Geral De Proteção De Dados: Novidades?"


O RGPD , que entra em vigor no próximo dia 25 de maio, altera o paradigma de regulação em matéria de proteção de dados pessoais, consagrando novos direitos para os cidadãos e novas obrigações para as empresas.

Além disso, cria a figura do Encarregado de Proteção de Dados ou Data Protection Officer (DPO), cuja nomeação é obrigatória para entidades públicas e organizações que tratem dados sensíveis ou em grande escala.

O orador convidado é o Dr. Jorge Barros Mendes, Docente do Instituto Politécnico de Leiria e Advogado na Sociedade de Advogados “Delgado e Associados”, onde coordena a área de Proteção de Dados e Privacidade. É ainda membro da International Association of Privacy Professionals.


Dada a atualidade do tema e significativo impacto na vida das organizações públicas e privadas, o seminário é dirigido a todas as formações da ESACT e ao público em geral.

Convidamos todos os interessados a participar e a divulgar a iniciativa. A entrada é livre.

Grande Auditório da EsACT
Dia 02 de maio de 2018
Das 14h00 às 16h00

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

II Jornadas de Reabilitação Fluvial

II Jornadas de Reabilitação Fluvial desafios e oportunidades para a Região Norte | Bragança, 25 e 26 Maio 2018, ESA-IPB
Inscrição gratuita e obrigatória: esa.ipb.pt/rf2018

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Resultado do Processo de Eleição do Presidente do IPB

Nos termos do n° 1 do artigo 13° do Regulamento para a Eleição do Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, aprovado em 11 de dezembro de 2017, pelo Conselho Geral do Instituto Politécnico de Bragança, torno público o resultado da eleição do Presidente do Instituto Politécnico de Bragança

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Biofábricas, Bioprodutos e Inovação

2º Workshop - Biofábricas, Bioprodutos e Inovação; 10 e 11 de Maio de 2018; ESA-IPB
Informações e Inscrições em http://esa.ipb.pt/bbi2018/

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (Mestre)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação (BI-Mestre) no âmbito das atividades decorrentes do projeto REHAB_IND – Revitalización y Rehabilitación Sostenible de Áreas Industriales Transfronterizas Interconectadas y Eficientes (ref.a 0399_REHAB_IND_2_E)

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Seminário "O Turismo Industrial e Criativo em São João da Madeira" e "A importância do Marketing na Gestão Hoteleira"

Tema I - O Turismo Industrial e Criativo em São João da Madeira; Tema II - A importância do Marketing na Gestão Hoteleira



Tema I

São João da Madeira sempre ocupou um lugar de destaque no mapa empresarial português, por isso, no ano de 2012, lançou um projeto pioneiro, realizando circuitos pelo seu Património Industrial, permitindo conhecer, em contexto de laboração real, várias fábricas, museus e instituições ligados às indústrias locais. Estes circuitos são um produto turístico que conjugam a recuperação e a preservação do espólio industrial da região, projetando o património como fonte de dinamização turística. 

Sessão por: Alexandra Alves
Cargo: Coordenadora Geral, Turismo Industrial em São João da Madeira (de 2013 até ao presente); Responsável Torre Oliva (de 2013 até ao presente); Responsável pelo Serviço Educativo e Animação ·do Museu da Chapalaria (2005 -2013)

Formação: 

  • Collège et Ecole de Commerce Madame de Staël?
  • Licenciada em Gestão do Património, Instituto Politécnico do Porto

 

Tema II

Num momento em que se assiste a uma mudança do perfil de turistas, e em particular dos turistas que visitam Portugal, a competitividade e dinâmica entre grupos hoteleiros está na ordem do dia. A Gestão de Marketing na Hotelaria assume por isso um papel decisivo para a criação de valor ao turista do novo milénio e para a diferenciação entre as várias propostas que lhe são oferecidas.

Sessão por: Vitor Pratte

Cargo:
Direção de Marketing Hotéis Premium

Formação:

  • Mestrando em Marketing pela Faculdade de Economia do Porto
  • MBA em Gestão de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas
  • Licenciado em Comunicação Social habilitado em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Espírito-Santenses

Objetivos gerais:
Perceber a relevância da Gestão de Marketing na Hotelaria

Objetivos Específicos:
Conhecimento do Grupo Hotéis Premium.
Apresentação dos pilares estruturantes da Estratégia de Marketing dos Hotéis Premium
Perceção do funcionamento da direção de marketing de um grupo hoteleiro
Perceção das novas formas de comunicação em Turismo

 

Público-alvo: comunidade académica, quadros técnicos e dirigentes de instituições turísticas e culturais, empresários de unidades de alojamento e restauração.

Grande Auditório da EsACT
Dia 18 de abril de 2018

Das 14h30 às 16h00

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Workshop de Introdução às Operações Culturais na Vinha

Workshop de Introdução às Operações Culturais na Vinha: Poda | Maneio do solo com tracção animal

Workshop de Introdução às Operações Culturais na Vinha:

Poda | Maneio do solo com tracção animal

A forma como se realizam as várias operações culturais na vinha ao longo do seu ciclo pode determinar de uma forma decisiva o nível produtivo da videira e a qualidade da uva.
De entre as operações culturais efectuadas na vinha, duas assumem especial destaque: a poda e maneio do solo;

Assim, a Associação ALDEIA, a Aptran – Associação Portuguesa de Tracção Animal , a Escola Superior Agrária de Bragança e o CIMO – Centro de Investigação de Montanha do IPB promovem o Workshop de Introdução às Operações Culturais na Vinha, abordando estes dois aspectos.

Mais informações e inscrições: https://www.aptran.pt/workshopvinha

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Ciclo de Workshops Enfermagem Veterinária

Ciclo de Workshops Enfermagem Veterinária - Abril 2018 - Centro Pedagógico Veterinário - ESA-IPB

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Bolsa de Investigação - Mestre

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação – Mestre, no âmbito do Projeto intitulado ”AllNat - Utilização de solventes eutécticos de origem natural na extração de compostos bioativos de resíduos de plantas”

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Venda de Animais

O Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior Agrária, Unidades de Experimentação Agropecuárias (UEA’s), torna público que, pretende vender os lotes de animais a seguir mencionados, com as respectivas bases de licitação (ver anexo).

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Estudo sobre Comportamentos de Saúde e Bem-estar dos Estudantes do ESP

No âmbito do compromisso assumido pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) com as instituições de Ensino Superior Politécnico, está a decorrer um estudo sobre os Comportamentos de Saúde e Bem-Estar dos Estudantes do Ensino Superior Politécnico, com o propósito de conhecer alguns aspetos relacionados com a saúde e o bem-estar dos estudantes. Os dados recolhidos servirão para desenhar intervenções de promoção de saúde dirigidas às necessidades identificadas.

Certos de que todos unidos SEREMOS mais saudáveis, convidamo-lo a envolver-se neste desafio preenchendo o questionário que está disponibilizado neste link:

https://limesurvey.esenfc.pt/index.php/218218?lang=pt

A SUA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL! CONTAMOS CONSIGO!

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Seminário "O Investimento Público como âncora de novos negócios – Exemplos de Boas Práticas – Projecto Alentejo Feel Nature"

Alicerçada na Conservação da Natureza, na Promoção da Biodiversidade e na Valorização Económica do espaço rural, a estratégia de criação de uma Rede de Percursos de Natureza, integrados no denominado território Alentejo Feel Nature, visou uma “gestão ativa” de áreas classificadas, a sua promoção um sistema de fruição pública/turística, promovendo e valorizando, simultaneamente, os ativos territoriais. A implementação da Rede de Percursos de Natureza Alentejo Feel Nature, distribuída pelos 15 concelhos do território NUT III Alto Alentejo e equivalente à totalidade do distrito de Portalegre – num total de 33 percursos, foi estruturada, em parceria com outros atores e stakeholders locais/regionais, pela CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE InMotion e permitiu a criação de um verdadeiro Produto Turístico, resultado do investimento público, permitindo ancorar ou complementar a criação de negócios no setor do turismo. Foi galardoada com o 2º Prémio dos Natural.PT Awards em 2016.



Sessão por:
Carlos Nogueiro – 1º Secretário da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo;
Manuela Murteira – Técnica Superior da CIMAA – Responsável pela implementação do projeto Alentejo Feel Nature e da Estratégia de Eficiência Coletiva Provere Inmotion;
Jorge Velez – Diretor de Relações Internacionais dos Hotéis Rurais – Rural Experiences 360º;
Manuel Videira Belo – Docente na EsACT-IPB e Consultor da CIMAA;


Objetivos gerais:
Divulgar e disseminar um projeto âncora para o desenvolvimento do setor turístico e atividades conexas em territórios de baixa densidade.


Objetivos específicos:
- Conhecer a experiência de implementação de uma rede de percursos pedestres e o envolvimento dos diversos atores e stakeholders locais;
- Compreender o potencial de cross-selling territorial e o efeito de alavancagem em atividades complementares, que o projeto proporciona;
- Refletir sobre as virtualidades que a dimensão digital do projeto pode trazer para a estratégia de marketing dos operadores económicos.


Público-alvo: comunidade académica, quadros técnicos e dirigentes de instituições turísticas e culturais, empresários de unidades de animação turística, alojamento e restauração.


Grande Auditório da EsACT
Dia 11 de abril de 2018

Das 14h30 às 16h00

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Cultura de Células Animais e Aplicações Clínicas

Cultura de Células Animais e Aplicações Clínicas - 5ª edição - 18 e 19 maio 2018
http://esa.ipb.pt/cch/

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

XIX Semana das Ciências Agrárias

XIX Semana das Ciências Agrárias Agricultura Familiar 16-19 abril 2018 Auditório Prof. Dionísio Gonçalves Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança
http://esa.ipb.pt/blogs/noticiasesa/2018/xix-semana-das-ciencias-agrarias/

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Curso de qualificação de provador

Qualificação de provadores em conformidade com a Norma Portuguesa EN ISO 8586:2014

Informações em http://esa.ipb.pt/blogs/noticiasesa/2018/curso-de-qualificacao-de-provador/

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Workshop Dermofarmácia 2018

Workshop Dermofarmácia 2018 - dos produtos naturais à cosmética, 5 e 6 de abril
http://esa.ipb.pt/dermofarmacia2018/

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Seminário "A importância do Turismo Termal para o desenvolvimento de uma região. O Caso das Termas de Chaves"

Os recursos termais são potenciais geradores de diversos produtos e experiências turísticas, como o turismo de bem estar e o turismo termal. Este recurso se devidamente integrado numa oferta territorial poderá posicionar-se como catalisador do desenvolvimento de uma região.
O concelho de Chaves destaca-se pela quantidade e qualidade das suas águas termais (Chaves e Vidago são o seu expoente máximo) estando a ser atualmente delineadas estratégias para potenciar turisticamente este recurso.

Sessão por:
Fátima Liliana Fontes Correia Pinto
Cargo: Vogal Executiva do Conselho de Administração

Formação:

  • Mestre em Gestão pela UTAD com a dissertação: “Marketing Territorial como Te?cnica de Gesta?o para o Desenvolvimento Local”
  • Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto

Objetivos gerais:
Perceber a relevância dos recursos termais para o desenvolvimento turístico.

Objetivos Específicos:
Conhecimento da nova estratégia de desenvolvimento das Termas de Chaves;
Percepção do funcionamento de uma unidade termal;
Diferenciação entre produtos termais e de bem estar;

Público-Alvo: comunidade académica, quadros técnicos e dirigentes de instituições turísticas e culturais, empresários de unidades de alojamento e restauração.

Auditório da EsACT
Dia 21 de março de 2018
Das 14h30 às 16h00

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

No dia 16 de março, às 11h na Biblioteca da Escola Superior Agrária (ESA), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai entregar as primeiras bicicletas elétricas no âmbito do projeto IPBike.

Este projeto está inserido num programa de âmbito nacional de promoção da mobilidade ciclável em meio académico, que visa incentivar a adoção de hábitos mais sustentáveis em termos de mobilidade. São 15 as instituições de ensino superior em Portugal envolvidas e o IPB foi a primeira instituição a lançar o projeto

A ideia é que a comunidade académica troque o automóvel pela IPBike, contribuindo assim para a melhoria da condição física, promoção do bem-estar e da saúde do ambiente.

A utilização de uma IPBike requer um registo inicial de adesão, via internet, podendo ser realizado durante todo o ano, por qualquer elemento da comunidade académica do IPB. Com vista à boa conservação das IPBikes e garantia de segurança na sua utilização, o IPB assegura a contratualização de seguro de responsabilidade civil e prestação dos serviços de manutenção para todas as bicicletas.

O IPBike faz parte do programa nacional U-Bike Portugal, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transporte, com o objetivo de melhorar o ambiente urbano e a qualidade de vida, associada à utilização das bicicletas em substituição de veículos motorizados.

O IPB disponibiliza 100 bicicletas elétricas, que poderão ser utilizadas pelos seus alunos, funcionários e investigadores por períodos de 6 a 12 meses.


 
Programa:

11h00: Abertura da Sessão:  Vice-Presidente do IPB, Orlando Rodrigues; Presidente do Instituto da Mobilidade e Transportes, Eduardo Feio.

11h15: Apresentação do Projeto IPBike (com projeção do vídeo promocional do IPBike): Vicente Leite.

11h30: Divulgação dos resultados do Concurso IPBike Edição 2017: Jorge Vaz.

11h45: Entrega simbólica de bicicletas (IPBikes) aos 10 primeiros candidatos.

12h00: Encerramento da cerimónia: Presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias; Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Gomes Mendes.

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Seminário "Os novos formatos para promover os destinos turísticos"

O recurso a Bloggers e Instagramers é uma das ferramentas mais utilizadas pelos mais distintos projetos para promoverem as suas marcas ou destinos turísticos. Entre relatos de experiências - ilustrados com cativantes textos e sugestivas, fotos, stories ou vídeos, notícias com promoções de voos, eventos ou distinções internacionais, relatos sobre alojamentos ou dicas de restaurantes, há cada vez mais portugueses a partilhar e a consumir estes testemunhos. Dados revelam que tanto Millennials como as gerações que os antecedem agem mais pelas tendências destes novos formatos de comunicação do que através de artigos nos Media tradicionais. Serão estes os novos influenciadores?


Sessão por:
Rui Batista
Cargo:  Jornalista da LUSA – Agência de Notícias de Portugal/Fundador do blogue de viagens ‘Bornfreee’ (www.bornfreee.com / instagram.com/_bornfreee_).
Formação: Jornalista, líder e cronista de viagens.
Visitou mais de uma centena de países.
Organiza e lidera grupos em viagens para países que ainda não conhece.
Regularmente indicado como um dos bloggers e instagramers de viagens mais influentes de Portugal.
Já cobriu noticiosamente eventos de impacto e mediatismo internacional como os Jogos Olímpicos Pequim2008, Mundial 2010 da África do Sul, Jogos Europeus Baku2015 e em 2018 estará no Mundial da Rússia com a seleção de Portugal.

Objetivos gerais:
Perceber o papel crescente dos novos formatos de comunicação.

Objetivos Específicos:
Compreender a importância dos influenciadores digitais.
Perceber a relevância para os agentes ligados ao turismo de terem “Mundo”.
Entender que os genuínos relatos de experiências são mais eficazes/valiosos do que  posts/artigos desprovidos de ‘sentimentos’.

Público-Alvo: comunidade académica, quadros técnicos e dirigentes de instituições turísticas e culturais, empresários de unidades de alojamento e restauração.

Grande Auditório da EsACT
Dia 15 de março de 2018

Das 14h30 às 16h00

 

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Iniciação Científica (BIC)

Encontra-se aberto concurso, de 5 de Março a 20 de Março de 2018, para apresentação de candidatura a uma Bolsa de Iniciação Científica no âmbito do projeto “Estratégias de proteção fitossanitária para a produção sustentável da maçã”

(Full Story) (20/Mai/2018 18:11)