Atualidades do IPB

Atualidades do IPB

- - 23/mar/2017 10:16


Ciclo de Palestras em Administração Autárquica - Aspetos do Procedimento Disciplinar na Administração Pública

A Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, que aprovou a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas - LTFP, integrou, com alterações e nos art.s 176º e ss., a matéria disciplinar contida na revogada Lei nº 58/2008, de 09.09 (Estatuto Disciplinar dos Trabalhadores que exercem funções públicas).

O procedimento disciplinar em causa tem vindo a suscitar o interesse de alguma doutrina portuguesa, tendo em conta a sua importância e aplicabilidade prática. Neste contexto, a presente palestra tem como objetivo analisar algumas fases do processo disciplinar comum (instrução do processo, acusação e defesa do trabalhador).

Objetivos gerais: 
- Interiorizar as fases do Processo Disciplinar Comum.
- Desenvolver aspetos práticos a respeito da instrução e da defesa.
- Enquadramento do Processo de Inquérito. 

Objetivos Específicos:
- Lavrar um auto de inquirição de testemunha.
- Deduzir uma acusação.
- Elaborar uma defesa.

Público-alvo: Comunidade Académica e Científica, Quadros Dirigentes e de Chefia, Técnicos Superiores e Técnicos com intervenção na área da Gestão de Recursos Humanos; Consultores Jurídicos da Administração Pública e Outros interessados.

Apresentação por:

JOSÉ  HENRIQUES
Licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto; em Derecho pela Universidade de Vigo; e em Filosofia, pela Universidade Católica de Braga. Mestre em Direito pela Universidade Católica do Porto. Possui várias Pós-Graduações pela Universidade Católica do Porto e pela Universidade do Minho. Titular de DEA – Diploma de Estudios Avanzados, pela Universidade de Vigo, tendo sido membro do Departamento de Direito da Universidade de Vigo.

Desde 1997 que exerce funções docentes no Instituto Politécnico do Porto (IPP), atualmente como Professor Adjunto no ISCAP. Integrou o Conselho Científico, o Conselho Pedagógico e Coordenou o Departamento de Direito e Humanidades da extinta ESEIG-IPP. Advogado especialista em Direito Administrativo, datando de 1986 a sua inscrição na Ordem dos Advogados. Está inscrito como advogado no Colégio de Abogados de Espanha. Foi advogado avençado do IPP. É ainda autor de vários artigos e co-autor do livro “Manual de Direito e Cidadania”, publicado pela Almedina, que já prepara a 4ª edição.

Grande Auditório da EsACT
Dia 31 de março de 2017
Das 15h00 às 17h00

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

III Congresso Ibero-Americano de Empreendedorismo, Energia, Ambiente e Tecnologia (CIEEMAT)

A 3ª edição do CIEEMAT irá decorrer no IPB, de 12 a 14 de julho de 2017, depois das duas primeiras edições realizadas no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ), Campus de Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil. Esta edição do CIEEMAT é promovida pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em coorganização com o CEFET/RJ e a Universidade da Corunha (UC), Espanha. O CIEEMAT pretende ser um encontro privilegiado de profissionais, investigadores, professores e estudantes dos países Ibero-Americanos que desenvolvem a sua atividade nas áreas da energia e ambiente e congregam em torno delas o empreendedorismo e a inovação tecnológica.

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Seminário "O desafio do desenvolvimento para o [Museu do] Douro, um território Património da Humanidade."

O Museu do Douro, como museu de território, tem por missão a representação do património natural e cultural da Região Demarcada do Douro – consagrada com o estatuto de Património Mundial pela UNESCO em 2001 como paisagem cultural, evolutiva e viva -, distinguido internacionalmente como uma estrutura cultural e turística de referência.

A gestão do Museu do Douro está a cargo da Fundação Museu do Douro, F.P. tendo envolvido, nos últimos dez anos de existência, mais de um milhão e trezentas mil pessoas nas atividades e projetos culturais, descentralizados por espaços do Eixo Douro-Duero, com destaque para a Região Demarcada do Douro, e mais de meio milhão de visitantes e participantes nas atividades centradas no edifício sede.

Este seminário pretende responder ao desafio de alargar o conceito de museu a um território de grande relevância histórica, patrimonial e turística; e mostrar como acompanha as dinâmicas do seu território e da (s) sua (s) comunidade (s).

Sessão por:
Fernando Seara licenciou-se em 1986 em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa FAUTL. A partir de 1986 exerceu a profissão de Arquiteto em regime de profissional liberal, em atelier próprio na cidade do Porto, no quadro do qual realizou inúmeros projetos, muitos dos quais executados.

Foi professor da Escola Secundária Soares dos Reis, Porto, nos anos letivos de 1986/87 e 1987/88.

Em 1992 criou no Porto, como sócio fundador, a firma Zute Arquitectos, Lda..

Desde 1997, a residir em Cambres (Douro) dá seguimento à sua atividade de arquiteto, ainda como sócio da empresa Zute Arquitectos, Lda., com atelier nas cidades de Peso da Régua e Porto.

Entre 2003 e 2004 foi membro da Comissão Executiva para as Comemorações dos 250 Anos da Região Demarcada do Douro.

Em Janeiro de 2005 foi nomeado, pelo Governo de Portugal, responsável pela gestão do projeto Velhos Guetos – Novas Centralidades, sedeado em Alagoas (Peso da Régua), financiado no âmbito da European Free Trade Association (EFTA), em parceria com o projeto similar para Rabo de Peixe, nos Açores. Exerceu funções de gestor deste projeto até à sua conclusão em setembro de 2008.

Integra desde 2011 o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia e Conselho Geral da Escola Profissional e Desenvolvimento Rural do Rodo.

Em dezembro de 2011 e sob consulta ao Conselho de Fundadores é designado por unanimidade do Conselho de Administração da Fundação Museu do Douro, Diretor do Museu do Douro, em dezembro de 2014 é renovado o cargo de Diretor Geral do Museu do Douro pelo período de 5 anos, funções que exerce desde essa data.

Objetivos gerais:
A declaração do Douro Vinhateiro como Património Mundial, consagrando o valor universal desta “paisagem cultural evolutiva viva”, exemplo singular da intervenção do homem na natureza em condições particularmente adversas, constituiu uma oportunidade decisiva para o desenvolvimento da região. Antes de mais, como fator estratégico para o reconhecimento regional, nacional e internacional dos valores do património cultural e patrimonial a preservar.

O Museu do Douro é um espaço museológico diferenciado, não só pelas abordagens temáticas inovadoras, mas também pela apresentação de conteúdos expositivos com recurso a renovadas linguagens, fundamental para a construção das representações e identidades das comunidades. Como estrutura cultural e turística de referência, distinguida pela qualidade e realização de programas diversificados que contribuem para um maior conhecimento e orgulho da identidade cultural da Região do Douro Património Mundial, tem como perspetivas no futuro continuar a desempenhar um papel ativo no desenvolvimento sociocultural da região, contribuir para o reforço de estruturas de animação cultural de apoio à atividade turística, contribuir para o reforço e divulgação da imagem de qualidade dos produtos regionais, em particular os vinhos, através da valorização da sua componente históricocultural, contribuir para uma maior integração da região nas rotas internacionais de enoturismo e de turismo cultural, reforçando a sua imagem como primeira região vitícola demarcada e regulamentada do mundo e como “paisagem cultural evolutiva e viva”.

Objetivos Específicos:
O grande desafio para o Douro Património Mundial é executar uma estratégia que assente em quatro áreas prioritárias: o vinho, a paisagem, a cultura e o desenvolvimento. Presentemente e face às tendências de crescimento dos fluxos turísticos à escala mundial, os desafios que se tendem a colocar ao museu de território, enquanto agente do processo de desenvolvimento cultural e de valorização das pessoas, determinam, por um lado, a exploração de novas relações e interações com os mais variados stakeholders do mercado regional, nacional e internacional.

Por outro lado, prosseguir com o trabalho nos domínios da valorização e interpretação dos recursos patrimoniais da Região Demarcada do Douro, de dinamização da Rede de Museus do Douro e de apoio técnico a iniciativas museológicas locais, de promoção artística e cultural contemporânea, e de articulação com outros projetos de integração nas rotas internacionais de enoturismo e turismo cultural.

Por último, torna-se premente conhecer melhor o turista que visita o território e os seus impactos.

Grande Auditório da EsACT
Dia 15 de março de 2017
Das 14h30 às 16h00

Público-Alvo: comunidade local e regional, comunidade académica, quadros técnicos e dirigentes de instituições turísticas, e empresários de unidades de alojamento e restauração.

 

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Ciclo de Palestras em Administração Autárquica – Medidas de tutela da legalidade urbanística

A problemática em torno da tutela e restauração da legalidade urbanística não é recente nem o seu tratamento é estranho à doutrina e jurisprudência que, há vários anos, se debatem com o tratamento das questões ligadas à construção ilegal. De facto, a clandestinidade exige do ordenamento jurídico um exercíc adaptação à realidade, reforçado pela perenidade das situações de facto criadas, e cria situações de desigualdade muitas vezes insanáveis.

Desde logo, ao executar-se uma operação urbanística de forma aleatória e desprovida de controlo, está a vedar-se à Administração Pública, e em partícular, à Administração Local, uma efetiva intervenção na organização do território, ao nível do planeamento e da gestão urbanística. Por outra via, a execução ilegal de construções dificulta a consolidação de uma política urbanística coesa e responsável, obrigando a dar resposta a situações já existentes em vez de programar o desenvolvimento para o futuro, comprometendo-se um desenvolvimento urbanístico sustentável.

A presente palestra visa dar a conhecer as possibilidades de tutela da legalidade urbanística oferecidas pela jurisdição cível e os mecanismos processuais de a operar.

Palestra por:
Dr. José Eduardo Lima
Procurador da República

Objetivo Geral:
A presente palestra visa dar a conhecer indicações concretas e úteis sobre a tramitação e decisão dos procedimentos de tutela da legalidade urbanística, analisando o modo como têm sido aplicados (e controlados pelos Tribunais) e a forma como a sua concretização pode ser melhorada pelos serviços municipais.

Objetivos Específicos:
− perceber o conceito de interesse difuso; distingui-lo do conceito de direito subjetivo;
− identificar realidades enquadráveis no conceito de interesses difusos; o caso do urbanismo;
− reconhecer os meios processuais oferecidos para a tutela de interesses difusos;
− dar a conhecer o papel concreto do Ministério Público na tutela dos interesses difusos, no âmbito da jurisdição cível;
− trabalhar sobre os mecanismos processuais de reação a violações da legalidade urbanística, tendo por base casos concretos colocados à decisão dos tribunais.

Público-alvo: comunidade académica, dirigentes e técnicos da Administração Local, das áreas do planeamento e ordenamento do território, gestão urbanística e engenharia municipal, colaboradores técnicos externos da Administração naqueles domínios, e outros interessados.

Grande Auditório da EsACT
Dia 17 de março de 2017
Das 14h30 às 17h00

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Job Party na EsACT e na ESA

O Gabinete de Empreendedorismo e Empregabilidade do IPB realiza, na próxima quinta, dia 16 de março, em Mirandela e Bragança, dois eventos que pretendem contribuir para a melhor preparação e integração dos alunos no mercado de trabalho.

Trata-se de uma ótima oportunidade para saber mais sobre o que as empresas esperam dos candidatos a ofertas de trabalho. Os temas a debater serão:
  • WORKSHOP SOFTSKILS (treina as 5 competências mais valorizadas pelo mercado)
  • VEM FAZER UM CV IMBATÍVEL
  • PREPARA-TE PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO
Dia 16 de março de 2017 às 9h no Grande Auditório da EsACT

Entrada livre mediante inscrição.
Inscrições aqui: https://goo.gl/forms/B3we5gIEwvHxLsUR2

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Venda de bovinos

O Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior Agrária, Unidades deExperimentação Agropecuárias (UEA’s), torna público que, no dia 11 de Marçodo presente ano, pelas 14:30horas, na Quinta do Poulão - Nogueira, vai realizarum leilão para a venda dos seguintes bovinos

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Bolsa de Investigação de Mestre (M/F) - Ref. Mestre_ POCI-01-0247-FEDER-017570

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação de Mestre no âmbito do Projeto Extra LightSafeShoe Desenvolvimento de soluções poliméricas para calçado (projeto SI I&DT - Projetos em Co-Promoção POCI-01-0247-FEDER-17570) cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Bolsa de Investigação de Pós-doutoramento (M/F) - Ref. BPD_POCI-01-0247-FEDER-017570

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação de Pós-Doutoramento no âmbito do Projeto Extra LightSafeShoe – Desenvolvimento de soluções poliméricas para calçado (SI I&DT - Projetos em Co-Promoção, com a referência POCI-01-0247-FEDER-017570) cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Region

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) - Bolsa de investigação para Licenciado

Ao Abrigo do Regulamento de Bolsas do Instituto Politécnico de Bragança, aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, nos termos da Lei no 40/2004 de 18 de Agosto, encontra-se aberto concurso para apresentação de candidaturas a uma Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado para um período de cinco (5) meses.

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Seminário "O contributo dos voos low cost na expansão dos hostels, na cidade do Porto."

A cidade do Porto voltou a ser escolhida como melhor destino europeu, pela European Best Destinations, no dia 10 de fevereiro. Este prémio faz jus à cidade e atesta o seu potencial e atratividade, não só para os portuenses e/ou portugueses, mas também para os turistas e operadores.


Este seminário explorará um dos fenómenos económicos (a dinamização da presença de companhias low cost) que mais contribuiu para a excelente performance apresentada pelo Turismo em Portugal e no Porto em particular. 

Sessão por:
António Franco
Mestre em Economia e Gestão da Inovação,  Faculdade de Economia do Porto.

Desenvolve trabalho na área da consultadoria no suporte à gestão de negócios de PME. Com um core business assente na prestação de serviços no apoio nas áreas tão variadas como a comunicação, gestão financeira e estratégia (em regime de outsourcing).

Especialista em Economia da Inovação, interessado pela área do turismo mais concretamente pelo Turismo Sustentável e Alojamento Local e sua importância nos rendimentos das famílias. Defensor de uma gestão criativa das organizações como motor do crescimento e desenvolvimento sustentável das mesmas.

Objetivos geral:
A importância do aumento do número das rotas efetuadas pelas companhias aéreas de baixo custo, com o seu modelo de negócios inovador e, consequente, aumento de novos fluxos turísticos, no desenvolvimento das regiões: o caso da cidade do Porto.

Objetivos específicos:
- Verificar a tendência de uma nova e crescente oferta turística: o caso do Alojamento Local, como resposta a uma procura específica: Turismo Jovem, os chamados backpackers.
- Verificar a importância da Inovação (novas tecnologias) no sucesso dos modelos de negócio que são as companhias aéreas de baixo custo LCC’s e o Alojamento Local.
- Conhecer a importância que o Alojamento Local tem no rendimento das famílias.

Público-Alvo: comunidade académica e científica, quadros técnicos e dirigentes de instituições turísticas, profissionais ligados a unidades de alojamento e restauração, outros.

Grande Auditório da EsACT
Dia 8 de março de 2017
Das 14h30 às 16h00

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Seminário: Engenharia Mecânica, Processos Produtivos e a Indústria

6 de março 2017 Auditório da ESTiG, Alcínio Miguel

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Seminário "Tendências e Inovação em Turismo: que implicações para a gastronomia?"

A EsACT-IPB tem vindo a afirmar-se como um agente dinamizador da realidade turística da região, fomentando a difusão de um vasto conjunto de conhecimentos que potenciam oportunidades de desenvolvimento. Este seminário é um momento singular de interação com um dos principais académicos da área do Turismo, em Portugal, que irá abordar uma temática decisiva para a criação de valor e diferenciação da Gastronomia e Turismo, temática global, mas com particular interesse para o Nordeste Transmontano e, manifestamente, Mirandela.

Sessão por:

Carlos Fernandes

Doutorado em Turismo (Bournemouth University, R.U.)
Coordenador da Licenciatura em Turismo no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)
Docente do Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento do IPVC

Investigador do CETRAD/UTAD
UNWTO Panel of Experts for the World Tourism Barometer
Perito do International Institute of Gastronomy, Culture, Arts and Tourism
Membro do ATLAS Gastronomy and Tourism Research Group
Membro do Júri da Plataforma Região Europeia da Gastronomia
Perito em turismo alternativo para o Conselho da Europa
Juiz/Grão Mestre da Confraria dos Gastrónomos do Minho
Ex-proprietário e dirigente de várias unidades de restauração nos EUA


Objetivos gerais:

- Proporcionar aos participantes uma reflexão e debate sobre as mudanças no mercado turístico, como a gastronomia pode proporcionar aos turistas experiências inovadoras e como a gastronomia poderá contribuir para o desenvolvimento local e regional. 


Objetivos Específicos:

- Identificar e analisar as grandes tendências atuais e emergentes sobre os mercados turísticos;
- Compreender e promover os fatores que impulsionam e tornam impreterível a inovação no turismo como forma de criar e manter vantagens competitivas dos destinos;
-Capacitar para a reflexão crítica das tendências, conceitos e ideias para entender como capitalizar o potencial gastronómico na oferta turística local.

Público-alvo: comunidade académica e científica, quadros técnicos e dirigentes de instituições turísticas, profissionais ligados a unidades de alojamento e restauração, outros.

Grande Auditório da EsACT
Dia 1 de março de 2017
Das 15h00 às 17h00

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado no âmbito do projecto ARIMNET2/0002/2016, designado por “Beeheal – Promoting bee health for sustainable agriculture” financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PIDDAC)

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

FlorNext – Simulador de crescimento e de gestão das florestas do Nordeste Transmontano

A Escola Superior Agrária e o Centro de Investigação de Montanha do IPB convidam todos os interessados a participarem na 2ª edição do Workshop “FlorNext – Simulador de crescimento e de gestão das florestas do Nordeste Transmontano” a realizar no dia 22 de fevereiro de 2017 entre as 14h30 e as 16h30, na ESA-IPB
O Workshop FlorNext é uma oportunidade para aprender a utilizar esta ferramenta na avaliação do crescimento e produção das florestas do Nordeste e na gestão das mesmas. FlorNext é uma das ferramentas de modelação florestal desenvolvidas pelo IPB especificamente para a região do Nordeste Transmontano no âmbito do projeto SIMWOOD.

As inscrições são grátis e não é necessário possuir conhecimentos prévios sobre ciências florestais.

Mais informações e inscrições em: http://flornext.blogspot.pt/

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Atribuição de uma bolsa de gestão de ciência e tecnologia

O Instituto Politécnico de Bragança torna público que se encontra aberto procedimento para atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT).

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Bolsa de Investigação (BI) - BEEHOPE-Honeybee

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado no âmbito do Projecto BiodivERsA/0002/2014, designado por “BEEHOPE-Honeybee Conservation centers in Western Europe: an innovative strategy using sustainable beekeeping to reduce honeybee decline” financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PIDDAC)

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Bolsa de Investigação (BI) - GesVespa

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado no âmbito do Projecto “GesVespa – Estratégias de gestão sustentável da Vespa velutina” financiado pelo programa POSEUR-03-2215-FC-000008

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Bolsa de Investigação BI - valorização de produtos naturais

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI- Mestre) no âmbito da investigação relacionada com a valorização de produtos naturais, nomeadamente pelo desenvolvimento de corantes e conservantes naturais.

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Bolsa de Investigação: Introdução de telas anti granizo em macieira: avaliação de efeitos colaterais e impacte económico

Encontra-se aberto concurso de 10 a 24 de janeiro de 2017 para apresentação de candidatura a Bolsa de Investigação para realizar trabalhos no âmbito do projeto PRODER 54823 (Medida 41) - Introdução de telas anti granizo em macieira: avaliação de efeitos colaterais e impacte económico, pelo período de 6 meses.

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Departamento de Ciências do Desporto e Educação Física no ShanghaiRanking

O Departamento de Ciências do Desporto e Educação Física, da Escola Superior de Educação do IPB, está nos 150 primeiros lugares do ShanghaiRanking's Global Ranking of Sport Science Schools and Departments. O referido Ranking, publicado no dia 8 de dezembro, compara 361 universidades (cerca de 400 unidades relacionadas com a área do deporto), com base em 5 critérios: 1) número total de publicações, 2) número total de citações, 3) número de citações por publicação, 4) número total de publicações em revistas do primeiro quartil e 5) percentagem de publicações com (co)autores estrangeiros.

O Ranking pode ser consultado em

http://www.shanghairanking.com/Special-Focus-Institution-Ranking/Sport-Science-Schools-and-Departments-2016.html

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Bolsas de Investigação para estágios de curta duração na NASA

Ao abrigo do Reimbursable Space Act Agreement between The Foundation for Science and Technology and the Ministry of Science, Technology and Higher Education of Portugal and the National Aeronautics and Space Administration of the United States of America for Participation in the NASA International Internship Program (NASA I2) celebrado, em Março de 2016, entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a FCT e a NASA, a FCT oferece a oportunidade a estudantes portugueses de frequentarem estágios de curta duração na NASA.

Período de manifestação de interesse:  
O período de manifestação de interesse por potenciais candidatos às Bolsas de Investigação para Estágios na NASA decorre até às 17h00 (hora de Lisboa) de 30 de Janeiro de 2017.

Oportunidades de formação:
A Chamada de Manifestação de Interesse a Bolsas de Investigação para Estágios na NASA 2016 prevê a atribuição de 6 bolsas e contempla as seguintes Oportunidades de Estágio   

Apresentação de candidaturas
O processo de candidatura é efetuado através de Formulário online.
Antes da submissão de candidatura recomenda-se a leitura do Aviso de Abertura.
 
Mais informações ou esclarecimentos deverão ser remetidos para o e-mail infoestagios@fct.pt.

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação (BIC)

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do programa H2020, SFS-09-2016 projeto “Xylella fastidiosa active containment throught multidisciplinar-oriented research stategy” XF-ACTORS ref. no. 727987

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do programa H2020, SFS-09-2016 projeto “Xylella fastidiosa active containment throught multidisciplinar-oriented research stategy” XF-ACTORS ref. no. 727987

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI-Licenciatura)

Encontra-se aberto concurso, de 2 a 20 de janeiro de 2017, para apresentação de candidatura a uma Bolsa de Investigação no âmbito na área de AgroBioTecnologia no Instituto Politécnico de Bragança.

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI - Licenciado)

Encontra-se aberto concurso, de 5 a 13 de Dezembro de 2016 para apresentação de candidatura a uma Bolsa de Investigação (Licenciado) no âmbito do projeto “Estratégias integradas para o aumento da produtividade da amendoeira em Trás-os-Montes” – financiado pelo programa PRODER 54610– Medida 4.1

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Winter Short Master Contabilidade e Finanças

A EsACT-IPB vai disponibilizar o seu primeiro Winter Short Master, selecionando como área piloto a Contabilidade e Finanças. De forma genérica e mais abrangente, pretende-se dotar os formandos com competências avançadas na área de Contabilidade e Finanças.

Numa perspetiva interna, com esta tipologia de formação inovadora, pretende-se complementar as competências adquiridas ao longo da Licenciatura em Gestão e Administração Pública (GAP), conferindo desta forma habilitações académicas necessárias para a inscrição como Contabilista Certificado.

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Leguminosas: conferência comemorativa do ano internacional das leguminosas

A Palombar juntou-se ao CIMO – IPB, ao CiBio e à SPPF para organizar o Encontro “Leguminosas, da Terra à Mesa – Perspectivas Multidisciplinares”. Este decorrerá durante a tarde de dia 30 de Novembro, na ESA-IPB, e contará com a presença de especialistas em diversas áreas. Data: Quarta-feira, 30 de Novembro
Horário: 15h00 ás 18h00
Local: Auditório Pequeno da Escola Superior Agrária de Bragança - IPB
Programa:

1ª período
15h00-15h20 Ana Carvalho: "Leguminosas, saberes e usos tradicionais. Uma perspectiva etnobotânica"
15h25-15h45 Carlos Aguiar: “Taxonomia de leguminosas: um ponto da situação"
15h50-16h10 João Tereso: "Uma grande viagem: a domesticação e expansão das leguminosas, desde o Próximo-Oriente à Península Ibérica"
16h15-16h30 Discussão 1.
16h30-16h40 Intervalo
2º período
16h40-17h00 Manuel Ângelo Rodrigues, Rosalino Viegas, Margarida Arrobas: "Portugal pode aumentar o cultivo de leguminosas?"
17h05-17h25 Jaime Pires: “Leguminosas na produção animal"
17h30-17h50 Luana Fernandes: "Uma perspectiva nutricional"
17h50-18h00 Discussão 2

Entrada livre

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Bolsa de Investigação (BI) em Escalonamento/Otimização

O Instituto Politécnico de Bragança torna pública a abertura de concurso para atribuição de uma bolsa de Investigação (BI) na área de escalonamento e otimização

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) – Licenciatura

Encontra-se aberto concurso, de 28 de Novembro a 9 de Dezembro, para apresentação de candidatura a uma Bolsa de Iniciação Científica no âmbito do projeto SOS Prados “Voltando atrás para alcançar o futuro: Modernização do maneio tradicional dos prados de feno em direção à rentabilidade e à conservação da Natureza” co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa INTERREG SUDOE, a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.

(Full Story) (23/mar/2017 10:16)