Pedro João Rodrigues

Lista de temas de "Pedro Rodrigues" - pjsr@ipb.pt

G-Logger

O objectivo é o desenvolvimento de um dispositivo (logger) para registo de acelerações em 3 eixos ortonormados. Uma das aplicações de um dispositivo deste tipo é a de fazer o controlo de choques a que são sujeitos os pacotes de encomendas frágeis durante o seu transporte. Os acelerómetros a usar possuem saídas numéricas que assentam numa interface I2C. Os valores que vão sendo registados ao longo do tempo, terão que ficar guardados na memória de um micro-controlador. Além disso, este realizará a comunicação com o acelerómetro e com um PC. O PC permitirá o tratamento de dados e a difusão dos dados para outros suportes. As principais tarefas passam por: programar o micro-controlador usando a linguagem C; construir código que permita a troca de informação com o acelerómetro e com o PC; elaborar um programa para o PC que receba e trate os dados provenientes do micro-controlador.

Desenvolvimento de Algoritmos de Correcção Daltónica

Oito porcento da população europeia apresenta anomalias ao nível de algumas das células (cones) da retina, o que se traduz pela incapacidade de percepcionar visualmente gamas específicas de cor. Isto provoca algumas dificuldades na realização de elementares tarefas do dia a dia. Por exemplo, seleccionar fruta num mercado ou escolher uma peça de roupa num pronto-a-vestir. O processo de mapeamento das cores, que não são possíveis de percepcionar, para as cores percepcionáveis é referido por daltonização. Pretende-se que sejam desenvolvidos e adaptados algoritmos de visão artificial para tornar robusto o referido processo. Assim, regiões distintas, que não são possíveis de discriminar, passam, por daltonização, a serem diferenciáveis.

Simulador Quântico

Os computadores quânticos permitirão acelerar exponencialmente a resolução de determinados problemas sem aumentar na mesma proporção os recursos físicos de suporte. Por exemplo, a factorização de um certo número que demorar alguns séculos a ser processada num computador clássico, pode ser resolvida em apenas alguns segundos num computador quântico. No entanto, enquanto não é possível a construção de processadores quânticos a uma escala generalizada, é importante a simulação das transformações quânticas, em suportes adequados, para se estudarem e produzirem novos algoritmos quânticos. Esses suportes podem ser normais computadores que executam determinadas operações matemáticas onde assentam as transformações quânticas. Assim, pretende-se desenvolver um simulador quântico, recorrendo a bibliotecas de álgebra linear, que permita a execução de algoritmos quânticos.