As organizações actuais dependem fortemente de ferramentas informáticas. Os computadores, tal como o material de apoio (impressoras, scaners, faxes, entre outros), consomem uma fatia considerável de energia que, potencialmente, pode ser reduzida.
Com esta proposta pretende-se fazer um estudo do padrão de consumo em salas de informática de uma instituição de ensino. Com base no padrão, pretende-se definir um conjunto de regras que possibilitem reduzir o consumo energético do parque informático. Finalmente, pretende-se validar as políticas fazendo um contraponto da aplicação das políticas.
Os sistemas e redes de organizações são povoados por equipamento de diferentes fabricantes e com diferentes papéis. O carácter distribuído da rede, associado à heterogeneidade que lhe é intrínseca, dificulta a operação e a administração de equipamento, pelo que é importante usar e instalar um sistema de gestão de redes que permita, de forma integrada e homogénea, saber o estado de funcionamento e realizar operações de configuração.
O projecto assenta sobre tecnologia de desenvolvimento de aplicações empresariais, nomeadamente, J2EE e, na sua totalidade, a ferramentas livres (open source). Este tipo de abordagem recorre à utilização de plataformas multi-camada, tais como: acesso a base de dados, camada de operação e camada de interface com o utilizador.
Os módulos a desenvolver devem ser constituídos por um proxy, responsável pela instrumentação e adaptação dos comandos de operação ao equipamento específico, um módulo (Enterprise Java Bean) para encapsular o acesso ao proxy no seio da plataforma e um módulo de visualização, recorrendo á tecnologia JSF (Java Server Faces). A comunicação entre os proxies e a plataforma deve ser feita por intermédio de uma base de dados, que irá, por um lado, fazer a persistência de informação e permitir a extracção de dados para visualização.
A gestão do parque de impressão das organizações é uma tarefa fundamental no sentido de optimizar custos e de manter níveis de qualidade e de disponibilidade de serviço adequados. Assim, o conhecimento do estado das impressoras, do nível de toner e de páginas, bem como a contabilização das impressões são tarefas que devem, tanto quanto possível, estar disponíveis.
Pretende-se, com esta proposta, desenvolver uma aplicação de contabilização, autorização e gestão de impressoras, utilizadores e pedidos de impressão. Deve ser utilizada a tecnologia JavaEE, de forma a integrar, numa aplicação empresarial, o acesso aos contadores das impressoras, ao servidor de impressão (CUPS) e os utilizadores num front end web desenvolvido em JSF e Facelets. A persistência deve ser efectuada por intermédio de JPA sobre uma base de dados PostgreSQL.
Cloud Computing encontra-se, muitas vezes, associado aos serviços da Web 2.0 que requerem, frequentemente, sistemas escaláveis e tolerantes a falhas que suportem um forte acréscimo de utilizadores em curto espaço de tempo. Por vezes os sistemas funcionam em loose coupling, o que acarreta outras dificuldades.
Pretende-se desenvolver um trabalho que analise os métodos e vantagens de implementação de sistemas de bases de dados em ambientes de cluster e de cloud computing, analisando modelos de replicação, tolerância a falhas, balanceamento de carga, tempos de resposta e custos. Em concreto, poderão ser utilizados, como base, dois sistemas de bases de dados com características semelhantes, como por exemplo PostrgreSQL e Oracle.