• HOMENAGEM AO PROFESSOR JOSÉ ADRIANO GOMES PIRES

    No âmbito das comemorações do 28.º Aniversário da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança, dia 11 de dezembro, realizar-se-á uma cerimónia solene de homenagem ao Professor José Adriano Gomes Pires, que terá lugar no auditório Engº Alcínio Miguel desta Escola, pelas 14h30.
    14h30 - Sessão solene na presença do Secretário de Estado da Ciência,
    Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira; do Presidente do
    Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Pedro
    Dominguinhos; do Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Orlando
    Rodrigues e do Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Nuno
    Ribeiro.
    15h00 – Apresentação do Prémio de Empreendedorismo CCISP – José Adriano
    Gomes Pires.
    15h30 – Sessão solene de atribuição do nome do Professor José Adriano Gomes
    Pires à Praça Central da ESTIG, com inauguração de obra de arte de homenagem
    e atribuição toponímica.
    16h00 – In memoriam Alegro.
  • CILASCI 5 - CONGRESSO IBERO-LATINO-AMERICANO EM SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS

    De 15 a 17 de Julho de 2019, cidade do Porto, Atmosfera M. Organização: IPB, FEUP, ISEP-IPP.
  • Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI-Licenciado)

    Encontra-se aberto concurso, de 03 a 14 de dezembro de 2018, para apresentação de candidatura a uma Bolsa de Científica para apoio à investigação no Laboratório de AgroBiotecnologia, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.
  • Bolsa de Investigação (BI) em Automação Industrial

    O Instituto Politécnico de Bragança torna pública a abertura de concurso para atribuição de uma bolsa de Investigação (BI) em Automação Industrial no âmbito do projeto I4.0@TAMD (referência NORTE-02-0246-FEDER-000025), com o apoio financeiro do Norte 2020
  • Bolsa de Investigação - Licenciado

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação – Licenciado/a para realizar trabalhos no âmbito da investigação em curso - BioChestnut IPM - Implementar estratégias de luta eficazes contra doenças do castanheiro e amendoeira.
  • BOLSA DE INVESTIGAÇÃO

    Encontra-se aberto concurso de 19 de novembro a 03 de dezembro de 2018 para apresentação de candidatura a Bolsa de Iniciação Científica para realizar trabalhos no âmbito da investigação em curso “EGIS – Estratégias de Gestão do Solo e da Água em Espécies Produtoras de Frutos Secos”
  • Comissão de Trabalhadores do IPB

    Convocatória para o ato eleitoral para deliberação sobre a constituição da Comissão de Trabalhadores do IPB e aprovação de estatutos.
  • Seminário Prático - Ecografia Veterinária

    Seminário Prático – Ecografia Veterinária 9 Novembro 2018 – Centro Pedagógico Veterinário – ESA-IPB

    (Entrada gratuita e exclusiva a alunos de Enfermagem Veterinária)
  • ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DE PROJETO Ref.a BI_1_INOVAÇÃO_0437_INTERNOVAMARKET_FOOD_1_E/2018

    O Instituto Politécnico de Bragança torna público que se encontra aberto procedimento para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto "INTERNOVAMARKET-FOOD - Programa acelerador INTERNOVAMARKET para aumentar la competitividad del sector alimentario de Galicia-Norte de Portugal", co-financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) através do Programa INTERREG V A Espanha – Portugal (POCTEP) 2014-2020
  • O Jogo do Ganso da reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica chega ao Centro de Ciência Viva de Bragança

    O jogo integra-se no projeto ‘Red de paisajes rurales en la frontera del duero: un mapa estratégico de la Meseta Ibérica’, e tem como objetivo geral promover a ecoeficiência dos recursos paisagísticos culturais e patrimoniais, bem como a proteção dos agroecossistemas no contexto da fronteira do rio Douro (Espaço da Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica).

    São objetivos específicos do projeto:

    - documentar as paisagens da Meseta Ibérica como experiência espacial de coexistência em harmonia do homem e da natureza;

    - identificar potencialidades e riscos das dinâmicas e tendências destas paisagens, no que respeita à condição estratégica para a cooperação em rede e do desenvolvimento sustentável deste território;

    - promover a transferência local das estratégias de gestão das paisagens e a sua disseminação aos níveis regional e internacional.

    A exposição encontra-se no Centro de Ciência Viva de Bragança no período de 15 de outubro a 15 de novembro de 2018. Na exposição está disponível o Jogo do Ganso nas versões em tabuleiro, para disponibilizar ao público, e em tela gigante para ser jogado no local. Este jogo, tradicional, apresenta um contexto alusivo à paisagem da Meseta Ibérica, oferecendo uma cartografia simbólica para descobrir em cada partida o imaginário coletivo do território rural. O objetivo prende-se com revelar a sensibilidade intimista que desperta estados de espírito e que aproxima os jogadores da magia da paisagem na qual se vêm quando a observam, porque ela não fala sobre si mesma, ela fala sobre quem olha para ela. E assim, através dessa educação orientada para a perceção e o olhar, estimular a reconstrução do conhecimento e da experiência reflexiva sobre a transformação e perda da cultura rural.

    As diferentes casas do tabuleiro do jogo do Ganso revelam a fauna, flora, tradições e costumes, paisagem natural, paisagem cultural e património do território da Meseta Ibérica.

    Instituições participantes: Universidade de Valladolid; Instituto Politécnico de Bragança; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Fundación patrimonio natural de Castilla y Leon.

    Projeto: 0421_PAISAJE_IBERICO_2_E

    Website: http://www.paisajeiberico.eu/