• II Jornadas de Lúpulo e Cerveja

    O Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança em colaboração com a Bralúpulo organiza as II Jornadas do Lúpulo e da Cerveja. 18 e 19 de Julho de 2019

    O evento visa dar continuidade às primeiras jornadas organizadas em 2015 e das quais tão bom feedback se recebeu do país e do estrangeiro (as atas foram já objeto de aprox. 4000 downloads). As II Jornadas vão decorrer nos dias 18 e 19 de julho na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e estão divididas em três partes, como pode ver em detalhe no programa de evento:

    • Programa técnico-científico (dia 18 de julho), onde produtores de lúpulo, investigadores e cervejeiros vão discutir a situação e as perspetivas de investimento para o setor em Portugal;
    • Prova comentada de cervejas artesanais elaboradas a partir de lúpulos nacionais e exibição de cervejas dos principais cervejeiros artesanais (dia 18 de julho); e
    • Visita a campos de lúpulo (dia 19 de julho).

    O evento dirige-se de forma particular ao meio rural (para cativar novos produtores e estimular o aparecimento de projetos e investimentos na cultura), à comunidade académica (docentes e alunos) e aos produtores de cerveja independentemente da sua escala de produção (com particular destaque aos cervejeiros artesanais).

    Assim, convidamo-lo a participar neste evento que combina de forma exemplar a fileira desde a produção de matéria-prima até à degustação da cerveja.

    Informações e Inscrições em: https://esa.ipb.pt/lupulocerveja2019/

  • Bolsa de Investigação – Pós-doutoramento

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação de Pós-doutoramento no âmbito do projeto mobilizador FAMEST – Footwear, Advanced Materials, Equipments and Software Technologies (POCI-01-0247-FEDER-24529)
  • Anúncio - Hasta Pública-Leilão - Bovinos

    Torna-se público que a Escola Superior Agrária pretende vender em hasta pública (leilão) animais bovinos.
  • Anúncio - Hasta Pública-Leilão - Alfaias

    Torna-se público que a Escola Superior Agrária pretende vender em hasta pública (leilão) bens móveis (alfaias).
  • Bolsa de Investigação de Mestre (M/F)

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação de Mestre para o Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito da Operação “VALORCOMP” (ref.0119_VALORCOMP_2_P), com o apoio financeiro do Programa de Cooperação INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020
  • Centros de Investigação do IPB obtêm avaliação de excelente pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT)

    O Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI) são EXCELENTES para a Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT), destacando e reiterando o IPB como Instituição de excelência científica a nível nacional.


    O processo de Avaliação das Unidades de I&D no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento envolveu 32 painéis nos quais se organizam as Unidades de Investigação e foi divulgado publicamente hoje, dia 25-06-2019 na página da FCT. Deste rigorosíssimo processo de avaliação, que envolveu 224 avaliadores internacionais de elevada competência e experiência científica, oriundos de 26 países, destaca-se o facto de, na esfera do Ensino Superior Politécnico, o IPB ter obtido 2 EXCELENTES num total de 5, atribuídos a centros de Investigação com ligação a este sector do ensino superior. O processo de avaliação incide em três parâmetros que são a i) qualidade da equipa de investigadores; ii) o impacto nacional e internacional das atividades desenvolvidas; e iii) o alinhamento dos objetivos e estratégias da organização com a estratégia regional e nacional, possibilitando aos avaliadores classificar as Unidades de Investigação com as valorações de Excelente, Muito Bom, Bom, Fraco e Insuficiente.

    Também pertencentes ao IPB, o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) e a Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG) obtiveram desempenhos relevantes, tendo sido avaliados com a classificação de BOM.

    O IPB tem ainda docentes que realizam investigação em centros de outras instituições, destacando-se o Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) com avaliação de muito Bom, e o Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CITUR) avaliado com BOM.
  • Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação

    Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado no âmbito do projeto “BEEHAPPY: Bee (Apis mellifera L.) Health in the Azores: comparing ePidemiological Patterns in a unique natural laboratorY”, referência POCI-01-0145-FEDER-029871
  • Resultados do Concurso “Bolsa IPB 2019”

    “O “Bolsa IPB 2019” é um concurso, organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança e com o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro e da Fundação Caixa CA, que permite a simulação da negociação em bolsa, em tempo real e de uma forma virtual, na aplicação de Simulação Empresarial "SimEmp" (http://simemp.ipb.pt). O concurso/passatempo promovido tem como principal objetivo contribuir para o aumento da literacia financeira e dar a conhecer os riscos e vantagens de investir na Bolsa aos alunos do ensino Secundário e Profissional, tendo o IPB convidado os alunos do Norte do país destes níveis de ensino a participar. Aos alunos inscritos foi atribuído um plafond de 50.000€ virtuais e a possibilidade de comprarem e venderem ações das empresas cotadas no PSI 20, em Portugal, e em outros mercados internacionais de referência na EURONEXT. Foram considerados vencedores os três candidatos que obtiveram maior rendibilidade”.
  • Bolsa de Investigação SUBe - Mestre

  • Comissão trabalhadores do IPB - Cadernos eleitorais definitivos