• Cultura de Células Animais e Aplicações Clínicas

    Curso: Cultura de Células Animais e Aplicações Clínicas | ESA - IPB | 24 e 25 maio 2019

    Atualmente, a cultura de células adquiriu uma importância incontestável, afirmando-se como uma ferramenta essencial para quem trabalha em investigação fundamental e aplicada à Saúde. Permite uma análise individual e variada de parâmetros num curto espaço de tempo, obviando a experimentação animal e, consequente redução de custos.

    Informações e Inscrições: https://esa.ipb.pt/cch/
  • Seminário “Sala de aula invertida – Flipped Classroom”, 29 de maio às 14H30

    No dia 29 de maio de 2019, pelas 14h30, no Anfiteatro 114 (ESTiG), irá decorrer o Seminário intitulado “Sala de aula invertida – Flipped Classroom” proferido pelo Prof. Doutor Alfredo Prieto Martín da Universidade de Alcalá – Madrid.

    Destinatários: Docentes do Instituto Politécnico de Bragança

    Para emissão do certificado de participação deverá efetuar a inscrição até ao dia 24 de maio em: http://inqueritos.ipb.pt/?r=survey/index/sid/912535


    Programa:

    14H30 – 16H00 - Seminário “Sala de Aula Invertida – Flipped Classroom”: O futuro do ensino superior de qualidade é blended e flipped: experiências com o modelo de sala de aula invertida na Universidade de Alcalá – Madrid e a extensão do modelo flipped nas universidades espanholas.
    16H00 – 17H00 – Debate: inovação pedagógica


    Resumo:

    As instituições de ensino superior enfrentam um grande desafio, decorrente da globalização da educação, nomeadamente na concorrência das universidades de maior prestígio mundial na captação dos melhores estudantes. As instituições de ensino superior devem melhorar a sua oferta educativa, adotando modelos de ensino e aprendizagem baseados em blended learning, que combinados com uma componente de interação face a face, de qualidade, permita diferenciar as suas ofertas de ensino relativamente às universidades de prestígio mundial que têm uma forte aposta no ensino online.
    O modelo de sala de aula invertida oferece um ensino que combina o autoestudo dos estudantes com aulas ativas, onde eles interagem com seus colegas e professores. Neste seminário serão apresentadas evidências do impacto da implementação deste modelo no ensino universitário e serão apresentadas experiências bem-sucedidas dos últimos oito anos, no Departamento de Medicina da Universidade de Alcalá – Madrid. Serão também apresentadas experiências na formação de professores no modelo de sala de aula invertida, em várias universidades espanholas que tem vindo a integrar este modelo inovador na sua estratégia de ensino e aprendizagem.


    Organização:

    Conselho Pedagógico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão
  • WORKSHOPS PARA A COOPERAÇÃO INDUSTRIAL – MIRANDELA – PROJETO POCTEP REHABIND

    Série de Workshops sobre colaboração industrial, que terão lugar em Mirandela, no âmbito do Projeto POCTEP REHABIND, com a colaboração do Instituto Politécnico de Bragança.
  • Seminário “Marketing Político - do Marketing? ou da Política?”

    As sessões, desenvolvidas no âmbito da unidade curricular “Seminários de Marketing” do 3º ano da licenciatura em Marketing da EsACT-IPB, são orientadas em função das tendências atuais do mercado, abordando temáticas pré-definidas. Têm como objetivos fornecer uma visão transversal ao nível do contexto de marketing e dotar  os participantes de conhecimentos e competências relacionados com os novos paradigmas, especificidades e tendências do marketing.

    Orador: Pedro Camões
    Professor Auxiliar da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Doutorado em Ciência Política pela Universidade da Carolina do Sul (EUA), com uma tese sobre a descentralização política e financeira na Europa Ocidental. Desenvolve investigação nas áreas da prestação e contratação de serviços e da administração financeira, publicada em jornais como o Journal of Public Administration Research and Theory, Public Management Review, Local Government Studies e Canadian Journal of Administrative Sciences, bem como capítulos de livros em editoras como Edward Elgar e Routledge. Foi administrador e membro do conselho executivo da Universidade do Minho, entre 2009 e 2014. É vice-presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho desde abril de 2015. Formador do Curso de Alta Direção para a Administração Pública (CADAP e FORGEP) da Universidade do Minho. Presidente do Conselho Fiscal da TecMinho-Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento. Membro da equipa que publica, desde 2003, o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, cujos resultados têm sido amplamente divulgados pelos media (TSF, DN, Público, RTP, SIC, TVI), e do Anuário do Setor Empresarial do Estado (2010 e 2011).

    Destinatários: Alunos, docentes e público em geral.

    Grande Auditório da EsACT
    Das 14h00 às 15h30
    13 de maio de 2019

  • Bolsa de Investigação - Mestre

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação Mestre no âmbito do projeto do projeto "INTERNOVAMARKET-FOOD - Programa acelerador INTERNOVAMARKET para aumentar la competitividad del sector alimentario de Galicia-Norte de Portugal" (0437_INTERNOVAMARKET_FOOD_1_E)
  • BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (Mestre)

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação (BI-Mestre) no âmbito das atividades decorrentes do projeto BIOURB_NATUR Biodiversidad Bioconstructiva, edificación bioclimática, rehabilitación sostenible y su aplicación en los espacios naturales (ref.ª 0414_BIOURB_NATUR_2_E)
  • Métodos biomoleculares no estudo do micovírus CHV1

    Curso: Métodos biomoleculares no estudo do micovírus CHV1 - 13-17 maio de 2019 - Laboratório de Sanidade e Proteção Vegetal - Escola Superior Agrária de Bragança - IPB

    Informações em esa.ipb.pt/dictis/
  • Bolsa de Investigação - Mestre

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação Mestre no âmbito do projeto mobilizador ValorNatural ® “Valorização de recursos naturais através da extração de ingredientes de elevado valor acrescentado para aplicações na indústria alimentar” (Norte-01-0247-FEDER-024479)
  • A importância do impacto económico dos eventos turísticos - case studies!

    Os eventos são um dos principais produtos turísticos do mundo, com um potencial ilimitado. Estão principalmente associados à maturidade dos países de destino, mas no quotidiano também funcionam como ferramenta de promoção dos territórios. Quanto mais os eventos forem baseados em valores específicos, bem organizados e planeados,

     mais pessoas visitarão esses acontecimentos e maior será o valor e o impacto (positivo e/ou negativo) dos eventos como um produto turístico.

    Sessão por:
    Dulcineia Ramos
    Cargo:  Professora na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

    Formação: Doutorada em Turismo (Universidade de Aveiro - 2016); Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental (FCT/UNL – 2007) e Licenciada em Turismo (IPL -2004).

    Docente do Ensino Superior em diversas instituições, desde 2008, lecionando em áreas abrangentes como: Planeamento e Ordenamento Turístico, Turismo e Sustentabilidade e Gestão das Atrações Turísticas e Animação Turística.

    Ao longo do seu percurso tem desempenhado diversos cargos, destacando-se na coordenação de cursos em diferentes ciclos de estudos e na Provedoria do Estudante. Destaca-se também o papel de editor in chief no European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation (EJTHR)  e reviewer para as  conferências da  Euro-Asia Tourism Studies Association (EATSA). No que se relaciona com a investigação: é autora e co-autora de vários livros e/ou respetivos capítulos, além de artigos de investigação em revistas cientificas nacionais e internacionais. Tem também apresentado trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais. É Membro dos Grupos de Investigação em Turismo: GOVCOPP (Universidade de Aveiro) e CITUR (IPL-ESTM) onde colabora com equipas multidisciplinares em projetos de investigação, paralelamente tem ainda trabalhado em diversos projetos de desenvolvimento turístico tanto para entidades públicas como privadas.

    Objetivos gerais:
    - Determinação dos impactes dos eventos nos territórios.

    Objetivos específicos:
    - Compreender a importância dos eventos enquanto fenómeno turístico;
    - Identificar as principais tipologias de eventos;
    - Reconhecer os eventos como momentos impactantes nos territórios.

    Público-alvo: comunidade académica, quadros técnicos e dirigentes de instituições turísticas e culturais,  empresários de unidades de alojamento e restauração.

    Grande Auditório da EsACT
    Dia 8 de Maio de 2019
    Das 14h30 às 16h00

  • Bolsa de Investigação - Licenciatura

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação - Licenciatura financiada pelo POCI-FEDER/FCT, no âmbito do POCI-01-0145-FEDER-028020: MAGLIDUO, MAGnetoLIpossomas para terapia DUal do cancro.