The Gateway Site

  • Plano de Contingência para a Infeção pelo Novo Coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19)

    Plano de Contingência para a Infeção pelo Novo Coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19)

    Para mais informações clique aqui.

  • Programa de cedência (empréstimo) de computadores dirigido aos alunos carenciados

    Vem dar-se conhecimento de que o IPB lançou um programa de cedência (empréstimo) de computadores dirigido aos seus alunos carenciados que não disponham de computador para acompanhar as atividades letivas que estão a ser desenvolvidas à distância.

    Trata-se de computadores previamente existentes no IPB ou que tenham sido doados por empresas ou outros beneméritos para este efeito.
    O empréstimo estende-se durante o período em que se mantiver a suspensão das atividades letivas presenciais.

    Os alunos interessados deverão submeter a sua candidatura, até ao próximo domingo, dia 29, através deste formulário:
    http://inqueritos.ipb.pt/?r=survey/index/sid/743672/lang/pt

    Consultar o Aviso do concurso aqui:
    http://inqueritos.ipb.pt/upload/files/743672/Aviso_Regulamento_cedencia_equi pamento_informaticov2.pdf

    Regulamento:
    http://inqueritos.ipb.pt/upload/files/743672/Despacho_76_IPB_2020_Regulame nto.pdf

  • Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) - Agronomia

    Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto ValorMais: Criação de valor com os subprodutos agroalimentares e florestais (PDR2020-20.2.4-FEADER-032958), financiado pela operação 1.0.1 do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020)
  • Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação Pós-Doutoral (BIPD)

    Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto MicoBioExtract: Valorização integral de subprodutos resultantes da produção de cogumelos em bioextractos: melhoria da qualidade, segurança e otimização do metabolismo económico da cadeia de produção (POCI-01-0247-FEDER- 033939)
  • Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI)

    Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto MicoCoating: Valorização dos recursos florestais e micológicos para otimização de revestimentos (PDR2020-101-031472), financiado pela operação 1.0.1 do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020)
  • Evento Cancelado: 1º seminário da Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Bragança

    Tendo em conta a situação da pandemia e face ao Plano de Contingência para a Infeção pelo Novo Coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19) do IPB, avisa-se que foi cancelado o evento.
  • Adiada a 1ª Tertúlia Ciência e Religião

    No âmbito das medidas aprovadas para o plano de contingência para a infeção pelo novo coronavírus, avisam-se todos os potenciais interessados na tertúlia, que a mesma foi adiada para a data ainda a definir.
  • Atualização: Adiadas as II JORNADAS DOS RECURSOS HÍDRICOS E GEOLÓGICOS DE TRÁS-OS-MONTES

    O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vem por este meio convidá-lo(a) a participar nas II JORNADAS DOS RECURSOS HÍDRICOS E GEOLÓGICOS DE TRÁS-OS-MONTES que terão lugar no próximo dia 20 de Março em Vila Pouca de Aguiar, no auditório da Santa Casa da Misericórdia.

    Estas Jornadas, que se inserem nas comemorações do Dia Mundial da Água, pretendem ser uma plataforma de discussão e de divulgação dos recursos hídricos e geológicos da região transmontana, contemplando um conjunto amplo de temas associados à sua importância como fatores de sustentabilidade e desenvolvimento local.

    Programa: http://www.ipb.pt/files/202002200841.pdf

    A participação é gratuita, no entanto é necessário fazer a inscrição até ao próximo dia 18 de março através do link: www.ipb.pt/go/q817

    Este evento é realizado pelo IPB em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM-AT) e a Ordem dos Engenheiros (OE) e conta com o apoio do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo assim como da marca Pedras Salgadas.



    A comissão organizadora,

    Carlos Balsa

    Manuel Braz César

    Mário Escudeiro


    Em razão do Plano de Contingência do IPB para a Infeção pelo Novo Coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19), informamos que as II JORNADAS DOS RECURSOS HÍDRICOS E GEOLÓGICOS DE TRÁS-OS-MONTES foram adiadas para o próximo dia 5 de junho.

    Este evento terá lugar à mesma em Vila Pouca de Aguiar, no auditório da Santa Casa da Misericórdia, com o mesmo programa.

    O IPB agradece a sua compreensão.
  • Bolsas de iniciação à investigação (BII)

    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsas de iniciação à investigação (BII) no âmbito de Atividades de Investigação Curso sobre o Tema “Desenvolvimento Aplicações Web para Visualização e Análise de Dados de Segurança dos Alimentos”
  • Projeto Cultural do Vale do Côa

    A atribuição do galardão de Património da Humanidade, pela UNESCO, aos Sítios Pré-históricos de Arte Rupestre do Vale do Rio Côa e de Siega Verde incrementou a notoriedade do local, aumentando a procura turística. Esta centralidade impôs novos desafios, no sentido de identificação de soluções, que visem um desenvolvimento integrado, em sintonia com a preservação dos valores patrimoniais, evitando um turismo disruptivo. Neste espectro, os novos paradigmas assentam em diálogos abertos, fomentando orientações específicas sobre a salvaguarda e o planeamento do património, visando um turismo sustentável, como um importante veículo para conservar e transmitir este património cultural de valor universal excecional.

    Sessão por:
    Nome: Bruno J. Navarro
    Cargo:  Presidente do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque

    Formação:
    Doutorado em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em História Contemporânea, e  Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

    Objetivos gerais:
    Perceber a importância da atribuição da chancela da UNESCO para a promoção de um destino turístico - O Vale do Côa.

    Objetivos Específicos:
    Compreender a importância do projeto cultural do Vale do Côa numa abordagem de destino turístico, tendo em vista a conservação do património e a capacitação dos vários agentes.
    Perceber quais os desafios e os instrumentos de planeamento.
    Perceber quais as ferramentas de avaliação da capacidade em termos da quantidade e tipologia de visitantes.

    Público-Alvo: comunidade académica, dirigentes de instituições turísticas e culturais, empresários do setor do turismo.

    Grande Auditório da EsACT
    Dia 4 de Março de 2020
    Das 14h30 às 16h00