The Gateway Site

  • Semana da Tecnologia e Gestão 2019 (STG19)

    Dias 10, 11 e 12 de dezembro - Auditório Engº. Alcínio Miguel - ESTiG.
  • Venda de Animais

    Torna-se público que a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança pretende vender animais nos termos e condições expostos em anexo a este aviso.
  • Venda de Alfaias Agrícolas Usadas

    Torna-se público que a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança pretende vender os bens móveis nos termos e condições expostos em anexo a este aviso.
  • Aula Aberta "CONFLITOS URBANOS EM CURITIBA"

    No âmbito das unidades curriculares de Direito do Urbanismo e Ambiente da Licenciatura em Solicitadoria, Ciência Política e Relações Internacionais da Licenciatura em Comunicação e Jornalismo e Ordenamento e Urbanismo do Mestrado em Administração Autárquica e realizar-se-á, no próximo dia 11 de dezembro, às 14h00, no Grande

    Auditório, uma aula aberta subordinada ao tema: “Conflitos Urbanos em Curitiba”.

    A Aula Aberta contará com a presença da Professora Doutora Simoni Aparecida Polli da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba.

    A entrada é livre e aberta à comunidade académica.
    Comentadores: Paulo Praça (EsACT-IPB)

    O trabalho é parte do Observatório de Conflitos Urbanos de Curitiba, que integra a Rede de Observatórios de Conflitos Urbanos, uma iniciativa de diversos grupos de pesquisa nacionais e internacionais. O objetivo é registar, mapear e analisar a conflituosidade social que aponta os diversos olhares e formas de ver a cidade. São mapeadas os conflitos que tem a cidade como palco e objeto de suas lutas. Os conflitos apontam para uma cidade real, longe do city marketing que muitas vezes é vendido por governos de plantão.

    Nota biográfica: Simoni Polli é doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2010); Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2006); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo (2011) e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Governança Pública (2014) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cidades, Planejamento e Gestão. É agente titular da Câmara Técnica de Arquitetura Paisagística do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) e membro da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Foi docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design na Universidade Cruzeiro do Sul e líder do Grupo de Pesquisa em Urbanismo. Participou como sócia da Ambiens Sociedade Cooperativa. Tem 18 anos de experiência com trabalhos técnicos na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nos seguintes temas: habitação, paisagismo, conflitos, meio ambiente, urbanismo e planejamento urbano.

    11 DEZ 2019 | 14:00 – 15:30 | Grande Auditório EsACT-IPB

  • Eleições para a Comissão de Trabalhadores do IPB

    Nos termos do nº 3 do artigo 59º da alteração aos estatutos publicada a 27 de novembro de 2019 em Diário da República, 2ª série, vem a Comissão Eleitoral, nos termos e para os efeitos do artigo 64º dos referidos estatutos, convocar as eleições para a Comissão e Subcomissões de Trabalhadores do IPB.
  • A democracia sequestrada: o poder das fake news nas últimas eleições presidenciais brasileiras

    No âmbito da formações ministradas na EsACT-IPB, realizar-se-á, no próximo dia 12 de dezembro, às 14h00, no Grande Auditório, uma aula aberta subordinada ao tema: “A Democracia Sequestrada: O poder das fake news nas últimas eleições presidenciais brasileiras”.

    A Aula Aberta contará com a presença do ilustre Frédi Vasconcelos, jornalista há mais de 30 anos em veículos da mídia comercial, editor de revistas e jornais, assessoria a sindicatos de trabalhadores, prefeituras e marketing político. Atualmente, editor do Jornal Brasil de Fato Paraná. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, na linha de pesquisa Estéticas Contemporâneas, Modernidade e Tecnologia, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, com o tema as fake news na eleição presidencial brasileira de 2018.

    A entrada é livre e aberta à comunidade académica.

    Comentadores: Manuela Carneiro (EsACT-IPB) e Ricardo Jorge (EsACT-IPB)

  • Diálogo com os Cidadãos - O Futuro da Europa

    O Centro Europe Direct do Instituto Politécnico de Bragança realizará no próximo dia 6 de dezembro, pelas 15h00, no auditório Dionísio Gonçalves da E.S.A. um Diálogo com os Cidadãos sobre o Futuro da Europa.

    O tema é o papel da Educação na Empregabilidade e como ambas podem ser importantes num contexto europeu em que se pretende a valorização de regiões tradicionalmente periféricas como as do interior.

    Contaremos com intervenções do Secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, que nos conduzirão a uma reflexão e questionamento sobre estes temas.

    Esperamos também um debate participado e crítico por parte do público pelo que desde já convocamos todos os interessados a estar presentes.
  • Open Day "Os Desafios da Hotelaria: Tecnologia e Negócios"

    No próximo dia 3 de dezembro a Newhotel Software e a e-GDS - Global Distribution Solutions, realizarão um Open Day dedicado à tecnologia para hotelaria na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, em Mirandela. O dia será marcado pela assinatura de um protocolo entre as duas empresas e o Instituto Politécnico de Bragança, com o objetivo de disponibilizar o acesso aos seus alunos das soluções Newhotel e e-GDS, permitindo-lhes a aquisição de competências que serão fundamentais para a entrada no mercado de trabalho. Para além disso, serão apresentadas as temáticas mais recentes na área da tecnologia para o setor hoteleiro. Este evento pretende aproximar as empresas do mercado hoteleiro e os futuros operacionais do setor e é neste sentido que este evento interessa, não só aos alunos, mas a todos os envolvidos na gestão de empreendimentos turísticos e de unidades de alojamento local.
  • Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação de Mestre (BI)

    Encontra-se aberto concurso, de 21 de novembro a 6 de dezembro de 2019, para apresentação de candidatura a uma Bolsa de Investigação de Mestre para a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.
  • Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT)

    Área científica: Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Fins: elaboração e avaliação de projetos de investigação entre o IPB e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).