Content begins here
Informação sobre a Área

Procedimento para apresentação e seleção de propostas de dissertação de mestrado em orientação conjunta no âmbito dos programas de dupla diplomação IPB-UTFPR
Em fevereiro de 2026 terá início mais uma edição dos programas de dupla diplomação IPB-UTFPR, um projeto de inegável sucesso na obtenção de resultados de pesquisa conjunta e na publicação em coautoria de artigos em revistas e conferências internacionais.
A obtenção destes resultados é potenciada pela realização de dissertações de mestrado pelos estudantes da UTFPR no IPB, envolvendo orientadores de cada instituição. O encontro de interesses de pesquisa e a submissão de propostas de trabalhos para dissertação de mestrado em coorientação é, assim, um passo fundamental para a consolidação do sucesso deste projeto.
Esta área tem por objetivo compilar e disponibilizar todas as propostas de trabalhos para dissertação de mestrado dos estudantes da UTFPR no IPB, em regime de coorientação, para a nova edição que terá início em fevereiro de 2026 e conclusão em fevereiro de 2027.
Na secção de “Recursos”, poderá encontrar informação sobre:
- Pasta “Interesses I&D / P&D”: apresentações dos interesses de investigação/pesquisa dos professores e investigadores do IPB e da UTFPR das áreas com projetos de dupla diplomação em curso;
- Pasta “Fichas de Docente”: identificação dos docentes e respetivas áreas e interesses de investigação/pesquisa;
- Pasta “Propostas de Trabalho”: propostas de trabalhos apresentadas pelos docentes do IPB e UTFPR.
Etapas do procedimento para apresentação e seleção de propostas de dissertações de mestrado em orientação conjunta IPB-UTFPR:
NOTA: Toda a informação/documentação referida nas etapas seguintes deverá ser enviada via correio eletrónico para dd-ipb-utfpr@ipb.pt
Etapas #1 e #2: até 21 de novembro de 2025
#1: Os docentes do IPB e da UTFPR submetem as fichas de docente, com informação sobre as suas áreas e interesses de investigação/pesquisa.
Nota: Os docentes que submeteram anteriormente esta ficha só necessitam de submeter uma nova se desejarem alterar/atualizar os seus dados.
#2: Os docentes do IPB, em cooperação com os docentes da UTFPR, submetem as propostas de trabalho de dissertação de mestrado para serem realizadas no IPB, indicando, preferencialmente neste momento ou, caso necessário, posteriormente (ver Etapa 4), o docente coorientador na UTFPR.
Etapa #3: até 28 de novembro de 2025
#3: As Comissões Científicas de cada mestrado do IPB validam todas as propostas submetidas para esse curso, avaliando a sua adequabilidade aos objetivos do curso e a viabilidade da sua realização, incluindo eventuais propostas efetuadas por docentes de outras Escolas ou Campus.
Etapa #4: até 12 de dezembro de 2025
#4: Todas as fichas de docente e propostas de trabalho validadas pelas Comissões de Curso são disponibilizadas nesta plataforma informática, acessível aos docentes do IPB e da UTFPR que participam no programa de dupla diplomação. É disponibilizado um período para contacto adicional entre docentes do IPB e da UTFPR para encontro de interesses de investigação/pesquisa (contactos a efetuar pelo orientador do IPB, bem como contactos a efetuar por docentes da UTFPR interessados na coorientação). Findo o período de contacto, o orientador do IPB elege, caso não o tenha já efetuado na Etapa 2, o coorientador da UTFPR.
Etapa #5: até 6 de fevereiro de 2026
#5: Todas as propostas de trabalho validadas são disponibilizadas aos estudantes da UTFPR, que deverão eleger, por ordem de preferência, pelo menos três trabalhos.
Etapa #6: até 13 de fevereiro de 2026
#6: A UTFPR atribui, a cada estudante selecionado, o trabalho a realizar no IPB, antes da sua partida em mobilidade. A UTFPR comunica ao IPB o trabalho atribuído a cada estudante.